Logo SMART SPP

Incentivar a inovação e a eficiência energética através das compras

Desde Setembro de 2008 até Agosto de 2011, o "SMART SPP – Inovação através de compras públicas sustentáveis" é um projecto de três anos que vai promover a introdução de tecnologias inovadoras com emissões de CO2 reduzidas e soluções integradas no Mercado Europeu. Tal será conseguido através do envolvimento entre as autoridades públicas contratantes e fornecedores e unidades de I&D (inovação e design) de produtos e serviços  inovadores na fase pré-comercial de concursos públicos.

O termo pré-comercial refere-se ao período que antecede o concurso para a aquisição de um determinado produto ou serviço. Uma abordagem pré-comercial pode incluir discussões estruturadas entre fornecedores e compradores e serviços de investigação e desenvolvimento (R&D).

Uma abordagem pré-comercial pode ser determinante para que as autoridades públicas possam atingir as suas necessidades utilizando o potencial de inovação do mercado. Por exemplo, uma autoridade pública pode identificar a aquisição de um novo sistema de iluminação com consumos energéticos substancialmente reduzidos para os seus edifícios de escritório como uma medida para atingir as suas metas políticas em termos de emissões de CO2. O diálogo pré-comercial com fornecedores de tecnologia e grupos de investigação podem ajudar a determinar de que forma o mercado pode oferecer produtos ou soluções mais inovadoras do que as actualmente disponíveis para atingir os resultados pretendidos. O SMART SPP vai explorar este conceito na prática realizando projectos-piloto na Dinamarca, Portugal, Espanha e Reino Unido.

O SMART SPP é uma iniciativa da campanha Procura+ que é gerida pelo ICLEI - Local Governments for Sustainability e criada para apoiar autoridades públicas Europeias a implementar Compras Públicas Sustentáveis e ajudar a que tenham sucesso.

Descarregar o panfleto com a informação sobre o projecto [pdf]


Um guia prático para autoridades públicas (Junho 2011)

Incentivar a inovação e a eficiência energética através das compras >>pdf file

Ferramenta LCC-CO2 >>Excel file

Manual de Utilizador da Ferramenta LCC-CO2 >>pdf file


Estudos de caso (Agosto 2011)

Cinco estudos de caso da Cidade de Barcelona (Espanha), da London Borough of Bromley (Reino Unido), do Município de Cascais (Portugal), da Eastern Shires Purchasing Organisation (ESPO) (Reino Unido), e do Muncípio de Kolding (Dinamarca).

Download sua cópia da coleção de estudo de caso aqui (em Português) [pdf]

Os cinco estudos de caso também estão disponíveis separadamente - download suas cópias (em Português) aqui:

>> Cidade de Barcelona [pdf]

>> London Borough of Bromley [pdf]

>> Município de Cascais [pdf]

>> Eastern Shires Purchasing Organisation [pdf]

>> Município de Kolding [pdf]



Para mais informações ou em caso de dúvidas, por favor contactar o  nosso parceiro português LNEG:

Paola Trindade