Nesta edição

1. Notícias do SMART SPP

- Alcançar a inovação através das compras: Já está disponível o Guia e ferramenta desenvolvido no âmbito do SMART SPP para calcular os custos de ciclo de vida e as emissões de carbono

- A Áustria fica SMART! A fase de implementação começa na Áustria

- República Checa e Hungria - Formação e iniciativas de sensibilização sobre as compras 

2. Envolva-se!

3. O SMART SPP na sua região

- Dinamarca: Desafios da compra de sistemas de iluminação LED

- Espanha: Barcelona, o plano de acção de pré-aqiuisição está em pleno andamento

- Portugal: Cascais e Torres Vedras iniciaram as actividades do SMART SPP em Portugal

- Reino Unido: Trabalhar em parceria para alcançar os melhores resultados

4. Eventos



1. Notícias do SMART SPP

Alcançar a inovação através das compras - Já está disponível o Guia e ferramenta desenvolvido no âmbito do SMART SPP para calcular os custos de ciclo de vida e as emissões de carbono

Com o objectivo de estar um passo à frente em relação às metas a que se propõem em termos de energia e alterações climáticas, os organismos públicos podem utilizar os seus concursos para continuar a apoiar e a incentivar o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis inovadoras e, ao mesmo tempo, manter no mínimo os riscos e os custos financeiros. Os dois principais resultados do projecto SMART SPP, em termos de orientação neste propósito são uma ferramenta de cálculo e um guia já disponíveis no sítio da internet do projecto e que pode ser utilizado pelos interessados.
 
O guia desenvolvido apresenta um procedimento tipo destinado a incentivar soluções energéticas eficientes e inovadoras. Foca-se sobretudo nos prós e contras, bem como nos benefícios dos compradores activamente envolvidos com o mercado (isto é, os fornecedores e os produtores), antes da compra se realizar. As soluções inovadoras e eficientes em termos energéticos são as tecnologias que respondam às necessidades da organização e e sejam simultaneamente altamente eficientes em termos energéticos, conduzindo à redução das emissões de dióxido de carbono (CO2 ou equivalente), em relação às soluções habitualmente utilizadas.

O guia é acompanhado por uma ferramenta LCC-CO2 (em formato Excel, apoiado por um Guia do Utilizador), projectado para os decisores poderem calcular os custos do ciclo de vida (LCC) e as emissões de CO2 de diferentes produtos e serviços. A ferramenta é dirigida especificamente para a avaliação de produtos inovadores que ainda estão em fase de desenvolvimento e introdução no mercado.

Estes documentos estão disponíveis em inglês, espanhol, português e dinamarquês e podem ser descarregados em www.smart-spp.eu/guidance. Tanto o guia como a ferramenta são versões preliminares e prevê-se que as versões definitivas estejam concluídas no início de 2011, após terem sido utilizados pelos parceiros do SMART SPP nas suas acções de inovação centradas nos concursos públicos.

Para obter mais informações, visite www.smart spp.eu ou contacte Philipp Tepper.


A Áustria fica SMART! A fase de implementação começa na Áustria

Usar as compras públicas sustentáveis para impulsionar o desenvolvimento final de novas tecnologias é uma ideia que, na Áustria, desde o início do projecto SMART SPP provocou um grande interesse por parte do governo, quer ao nível local quer nacional. Este interesse levou à ampliação da fase de execução do projecto de forma a abranger a inovação focada em actividades de aquisição por parte das autoridades públicas austríacas. Estas entidades serão apoiadas e coordenadas tecnicamente por uma empresa de consultoria austríaca que trabalha na área da inovação sustentável e que receberá o apoio do ICLEI e trabalhará em parceria com o consórcio responsável pelo projecto SMART SPP.

De forma a colocar os ganhos relativos à eficiência energética no centro das actividades de compra numa escala suficientemente ampla, está prevista a cooperação com os agentes replicadores, como seja a Associação Austríaca das Cidades (Österreichischer Städtebund), a iniciativa WienWin (um banco de dados on-line de produtos inovadores e serviços públicos) e o grupo VITE (“cluster” de tecnologias de informação), bem como o intercâmbio entre outras iniciativas existentes na Áustria.

A fase de implementação está em curso em todas as entidades e cidades parceiras do SMART SPP (Barcelona, Kolding, Bromley, Torres Vedras, Cascais, Londres e Estern Shires), que aplicarão o guia no envolvimento precoce do mercado, em pelo menos um concurso público para a compra de um produto inovador e altamente eficiente do ponto de vista energético.

Para mais informações, entre em contacto com Robert Hörmann.


República Checa e Hungria - Formação e iniciativas de sensibilização sobre as compras

O projecto SMART SPP foi concebido para ter um impacto positivo significativo nos mercados de produtos e serviços ecológicos e nas práticas de compras públicas das autoridades locais de toda a Europa. O que se pretende é a divulgação da experiência de compras das cidades parceiras do projecto e das autoridades, difundindo a sua experiência nacional e internacional de modo a promover uma maior sensibilização para o potencial que as compras públicas têm sobre a inovação sustentável, estimulando a actuação efectiva noutras cidades e por parte de outras autoridades públicas.

Com a orientação recentemente desenvolvida e os trabalhos em curso em Espanha, Portugal, Reino Unido e Dinamarca (brevemente segue-se a Áustria), vão iniciar-se as acções de sensibilização e formação previstas para 2010 na Hungria e na República Checa. A Associação Federal Alemã de eco-consultoria (bfub) irá conduzir estas actividades e trabalhar com as organizações membro nestes dois países – rede de gabinetes húngaro de eco-consultoria e a rede de eco-consultoria da República Checa (STEP). As datas dos seminários de formação serão anunciadas no site do projecto SMART SPP.

Para obter mais informações, entre em contacto com Inse Ewen do bfub.


2. Envolva-se!

Convidam-se as autoridades públicas interessadas e os fornecedores de tecnologias inovadoras a envolverem-se no SMART SPP.

Torne-se uma autoridade pública participante

As autoridades públicas poderão participar na fase de implementação do projecto suportando os custos associados – a participação no projecto envolve o desenvolvimento de pelo menos um concurso público com o envolvimento precoce do mercado, de acordo com as orientações dadas no guia para a adopção de inovações

Os benefícios da participação são:

  • A oportunidade de adquirir tecnologias emergentes que proporcionam melhorias de desempenho em relação a tecnologias existentes, e
  • Acesso à assistência e aconselhamento sobre o uso de um processo de pré-aquisição direccionado para aumentar a eficiência nas práticas actuais de compras.

Torne-se um fornecedor participante

O SMART SPP procura o envolvimento dos fornecedores e entidades/empresas responsáveis pelo desenvolvimento de tecnologias emergentes nos grupos de produtos e serviços em estudo no projecto. Estes agentes podem envolver-se, na fase de pré-aquisição, em diálogo com as autoridades públicas.

Os benefícios da participação são:
  • Aumente as suas actividades de I&D em tecnologias e soluções com baixas emissões de carbono;
  • Aumente a sua presença e visibilidade na vanguarda da inovação sustentável em toda a Europa.

Mantenha-se informado sobre o SMART SPP

Inscreva-se no SMART SPP (online) e visite o sítio da internet do projecto: www.smart-spp.eu. Aí pode encontrar todos os relatórios do projecto, notícias e um calendário de eventos, assim como os endereços electrónicos de iniciativas relacionadas com esta temática. 

Para saber mais sobre como se tornar uma entidade participante, quer seja fornecedor quer seja autoridade pública, entre em contacto com Philipp Tepper (coordenador do projecto).


3. O SMART SPP na sua região

Dinamarca
Desafios da compra de sistemas de iluminação LED

O Município de Kolding, no âmbito do projecto SMART SPP, optou por centrar a sua acção de pré-aquisição na procura de alternativas inovadoras e energeticamente eficientes que substituissem a iluminação usualmente utilizada em escritórios, como sejam as lâmpadas fluorescentes e a iluminação de secretária. A iluminação LED e a iluminação passiva foram as opções escolhidas e, por isso, foram exploradas com mais detalhe.

O municipio possui um grupo de trabalho para a estratégia de pré-aquisição que realizou uma reunião em Dezembro. Foram discutidos os aspectos práticos relacionados com compras e foram abordados diversos temas como a calendarização das acções, os recursos financeiros incluindo os custos de ciclo de vida (LCC), a compra e os parceiros técnicos (por exemplo, o Centro Dinamarquês para a Iluminação) e ainda o volume de compras.

O plano inicial do municipio de Kolding era trocar as convencionais lâmpadas fluorescentes por iluminação LED. No entanto, após uma ampla consulta de peritos em iluminação do Centro Dinamarquês para a Iluminação, bem como após os testes realizados nas instalações municipais, concluiu-se que este objectivo era muito prematuro para o tipo de tecnologia oferecido pelo mercado. Prevê-se que dentro do prazo de realização do projecto SMART SPP não estejam disponíveis no mercado soluções LED que consigam igualar os níveis de eficiência dos dispositivos existentes. Os testes mostraram que seriam necessárias mais 25 % das armaduras para alcançar os níveis de iluminação necessários. A aquisição da tecnologia LED exigiria um investimento financeiro muito maior do que o previsto (referentes a custos mais elevados de materiais e de mão de obra), o que implicaria um período de recuperação muito longo, o que não é viável. Atendendo a isto, a decisão tomada pelo município foi a de supervisionar os procedimentos de pré-aquisição de iluminação LED para a substituição de lâmpadas de escritório (E27, E14) e de lâmpadas de baixa tensão.

As entidades públicas na Dinamarca que estejam interessadas em saber mais sobre o projecto devem contactar Bente Møller Jessen do Município de Kolding.


Espanha
Barcelona: o plano de acção de pré-aqiuisição está em pleno andamento

A cidade de Barcelona, com o apoio do Ecoinstitut Barcelona (coordenador espanhol do SMART SPP) começou a trabalhar em duas acções de compras públicas, que visam promover a inovação sustentável e testar o guia SMART SPP e a ferramenta LCC-CO2 desenvolvidos no âmbito deste projecto.

A primeira acção diz respeito à instalação de pontos de carregamento para veículos eléctricos. Durante os últimos meses, foram recolhidas informações sobre o mercado, foi realizada uma avaliação das necessidades em termos de infraestruturas e realizou-se uma série de reuniões bilaterais, bem como um seminário com os fornecedores, fabricantes e empresas de serviços, de forma a informar o mercado das acções de compras futuras, e simultaneamente, obter informações mais específicas, como sejam as especificações baseadas na funcionalidade e desempenho. A  Agência de Energia de Barcelona, juntamente com o Departamento de Ambiente do municipio desenvolveram a documentação referente ao concurso, a tempo de sua publicação em Março de 2010.

A segunda compra refere-se a máquinas de venda automática que utilizam tecnologia LED. Este contrato envolve uma parceria entre a Agência de Saúde Pública de Barcelona e o Departamento de Ambiente do municipio, que têm trabalhado em conjunto para definir os requisitos ambientais das novas máquinas a adquirir. Realizam também reuniões bilaterais com os fornecedores interessados e instalaram uma das novas máquinas com o objectivo de monitorizar a nova tecnologia. Em Fevereiro estava prevista a colocação de uma nova máquina monitorizada pelo Departamento de Ambiente. Os resultados das acções-piloto serão comunicados a outros fornecedores de máquinas de venda automática que, por sua vez levará à  publicação de um convite à apresentação de propostas, até final de 2010, para a aquisição de máquinas de venda automática, em que o processo de aquisição deverá ter em conta critérios ambientais, sociais e de saúde.

Para mais informações, entre em contacto com Helena Barracó da Câmara Municipal de Barcelona ou Aure Adell do Barcelona Ecoinstitut.


Portugal
Cascais e Torres Vedras iniciaram as actividades do SMART SPP em Portugal

Os municipios portugueses parceiros no projecto, Cascais e Torres Vedras, começaram já a promover a inovação pelos contratos públicos através da criação de grupos de trabalho e agendamento de uma reunião convidando os fornecedores.

Cascais vai remodelar a área externa do Centro Ambiental da Pedra do Sal utilizando tecnologia de iluminação LED. O projecto-piloto deve incluir a instalação de 43 luminárias LED.

No do município foi criada uma equipa multidisciplinar, que inclui a participação da Agência Cascais Energia, do departamento de obras públicas, manutenção, e a empresa responsável pela gestão da Pedra do Sal. A equipa começou a discutir as necessidades de aquisição, bem como a definir os critérios de compra. Os principais fornecedores LED foram identificados e estão a ser planeadas actividades de participação dos fornecedores.

A Câmara Municipal de Torres Vedras pretende comprar um veículo eléctrico (mini-autocarro) para o transporte de passageiros dentro do centro histórico da cidade.

Técnicos dos municipios de Cascais e Torres Vedras que trabalham nas áreas de compras, ambiente e obras públicas, foram convidados a participarem numa sessão de formação sobre a utilização da ferramenta LCC-CO2 que se realizou no dia 4 de Março. No dia 25 de Março foi realizada uma conferência sobre compras públicas sustentáveis onde se efectuaram sessões paralelas sobre veículos eléctricos e iluminação LED. Nessa conferência, onde diversos fornecedores de iluminação LED tiveram a possibilidade de apresentar os seus produtos e diversos representantes de marcas de automóveis que possuem veículos eléctricos também participaram, foi possível assistir à apresentação nacional do veículo eléctrico Citroen CZero.

Para mais informações, entre em contacto com Paula Trindade do LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia.


Reino Unido
Trabalhar em parceria para alcançar os melhores resultados

Desde a última reunião de parceiros em Barcelona, em Setembro de 2009, a equipa do Reino Unido do projecto SMART SPP, a  ESPO, o bairro londrino de Bromley, juntamente com a Associate Partner da Greater London Authority, planeou as medidas necessárias para a potencial aquisição de um grande número de veículos eléctricos para a Autoridade Policial da Área Metropolitana de Londres. A unidade de compra de Bromley, liderada por Dave Starling, e a autoridade policial estão a articular-se no sentido de aplicar os princípios do SMART SPP descritos no guia e na ferramenta desenvolvidos no âmbito do projecto. Estes serão usados para ajudar a alcançar um resultado que irá maximizar os benefícios do trabalho colaborativo para obter produtos sustentáveis pelo preço melhor preço.

Os parceiros do Reino Unido têm sido surpreendidos com os rápidos progressos realizados recentemente no fornecimento de veículos sustentáveis que atendam a  rigorosas especificações de desempenho. Ao reunir compradores e fornecedores, a equipa pretende garantir que o compromisso de pré-aquisição seja cumprido ao máximo. Isto incluirá seminários conjuntos a realizar em Junho deste ano (sobre veículos eléctricos e iluminação LED), onde as ideias serão partilhadas por todas as partes interessadas.

Para mais informações, entre em contacto com Peter Joyce de Global to Local.


4. Eventos

Forum de Líderes de Compras
26 de Maio de 2010, em Londres

Este Fórum reunirá os executivos que lideram em termos de inovação na área das compras e aqui irão compartilhar as suas experiências, avaliar e trocar opiniões sobre como conseguir melhores compras. Embora o principal grupo-alvo deste evento sejam as entidades do sector privado também pode ser interessante para as entidades públicas. Os temas agendados incluem:

  • os passos que os compradores devem tomar para desenvolver uma cultura da inovação;
  • redução de custos para a criação de valor: o papel das compras num mundo pós-recessão;
  • como efectuar compras sustentáveis mantendo o foco do negócio;
  • incrementar a eficiência: descobrindo o valor das mais recentes ferramentas de software desenvolvidas para compras.

Sítio da internet:  www.procurementleaders.com/events/forums/london2010  



Supported by:
Intelligent Energy Europe
An initiative of:
Procura Plus campaign

Intelligent Energy Europe Municipality of Kolding  LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia Global to Local  Ecoinstitut Barcelona ICLEI European Secretariat Barcelona City Council  London Borough of Bromley  Cascais Energy Agency  Eastern Shires Purchasing Organisation German Federal Association of Eco-Counselling  Öko-Institut e.V.

© 2011 ICLEI Europe