Nesta edição

1. Notícias do SMART SPP

-   As cidades adoptam o pensamento ciclo de vida nas decisões de compra

-   “Green Dragons” encontram-se com potenciais fornecedores

-   A Escócia divulga planos sobre veículo de baixo carbono

-  Tornar o consumo e a produção sustentáveis uma realidade

2. Envolva-se! Oportunidades para as autoridades públicas, colaboradores e outras partes interessadas

-   Torne-se uma autoridade pública participante

-   Torne-se um fornecedor participante

-   Mantenha-se informado sobre o SMART SPP

3. SMART SPP na sua região

-   Barcelona: pontos de carregamento para veículos eléctricos e máquinas de venda automática

-   Dinamarca: diálogo com o Mercado de LED´s para obter produtos mais inovadores

-   Áustria: mudar para o pensamento ciclo de vida

-   Reino Unido: envolver os fornecedores de iluminação sustentável e de veículos

-   Portugal: envolvimento do mercado - reuniões com fornecedores de LED´s em Cascais

4. Próximos trabalhos sobre SMART SPP

-   Partilha de experiências das compras SMART SPP através de casos de boas

5. Alguns Eventos



1. Notícias do SMART SPP

As cidades adoptam o pensamento ciclo de vida nas decisões de compra

Mais de 100 compradores públicos da Alemanha e do Reino Unido foram treinados para usar a ferramenta que permite avaliar o custo do ciclo de vida e as emissões de dióxido de carbono (CO2 LCC-Tool). Esta ferramenta, desenvolvida pelo consórcio responsável pelo projecto SMART SPP, é baseada em Excel e é apresentada juntamente com um guia prático que explica os passos que uma autoridade pública pode seguir para incentivar a inovação eficiente em termos energéticos através de concursos públicos.

No Reino Unido, mais de 50 entidades públicas da região Nordeste receberam formação.

A ferramenta SMART SPP e o conceito de LCC aplicados às compras foram introduzidos nas sessões de formação em compras públicas sustentáveis e realizados exercícios práticos simulados. As sessões de formação foram realizadas pelo ICLEI e pelo Öko-Institut, com o apoio da Agência Ambiental nacional.

Embora a ferramenta ainda esteja em fase de teste, a opinião dos profissionais de compras tem sido, até agora, muito positiva. Vicky Reevel, responsável de compras do município de Sunderland chamou-lhe "uma ferramenta abrangente e que é relativamente simples de usar". A ferramenta é totalmente funcional e está pronta para ser usada de forma gratuita.

Esta interessado em experimentar? Visite www.smart-spp.eu/guidance e descarregue a ferramenta na lingua que se adapte às suas necessidades. Para mais informações contactar philipp.tepper@iclei.org
 


O sítio da internet do SMART SPP apresenta regularmente desenvolvimentos sobre inovação sustentável, tecnologias emergentes (veículos eléctricos, LEDs) e compras públicas.

Os interessados em ter sua notícia em destaque? Envie-nos os detalhes

Destaques das notícias recentemente apresentado:

25.08.10  “Green Dragons” encontram-se com potenciais fornecedores

Doze empresas de pequena dimensão do Sudeste da Inglaterra que representam produtos inovadores e sustentáveis ou serviços em desenvolvimento ou novos, encontraram-se durante 45 minutos com os "dragões verdes", representado pelos compradores veteranos da indústria da construção civil, para explicar sua inovação no evento "Green Dragon" (Dragão Verde).

As discussões permitiram a ambas as partes o abrir de horizontes e realçar as barreiras que dificultam os pequenos fornecedores de entrar em mercados complexos.

O evento "Green Dragon" fez parte do projecto SUSCIN que tem o seu enfoque em estimular o diálogo bilateral entre fornecedores e compradores com o objectivo de promover as tecnologias emergentes no mercado >>mais informações

(fonte: Action Sustainability)
 


05.08.10  A Escócia divulga planos sobre veículo de baixo carbono

Uma iniciativa no montante de £ 7.700.000 com o objectivo de incentivar o uso de veículos de baixo carbono pelos serviços públicos da Escócia, foi inaugurada pelo primeiro-ministro Alex Salmond, em 16 de Junho de 2010.

Parte deste financiamento vai no sentido de desenvolver um serviço de autocarros ecológicos para ajudar a Escócia a reduzir as suas emissões de gases de efeito estufa em 42%, até 2020. Além disso, as autoridades locais irão receber este ano financiamento para cobrir a diferença de custo entre a compra de carros convencionais e alternativas de baixo carbono, tais como os veículos elétricos. Outros financiamentos também estarão disponíveis para outros organismos públicos e para desenvolver os meios de carregamento eléctrico >>mais informações

(fonte: New Energy Focus)
 


28.07.10  Tornar o consumo e a produção sustentáveis uma realidade

A Comissão Europeia publicou um guia que mostra como uma abordagem de ciclo de vida pode ser usada para identificar e reduzir os impactes ambientais e sanitários dos produtos que usamos. O guia destaca a importância de considerar estas questões em todo o ciclo de vida de um produto e coloca-os no contexto da política de desenvolvimento, design e inovação nas empresas. As informações contidas no guia destinam-se a ajudar os sectores público e privado a tomar decisões mais informadas para alcançar melhores resultados ambientais através de melhores políticas, estratégias de negócios, design de produto e melhor escolha dos clientes >>mais informações

(fonte: European Commission Joint Research Centre)


2. Envolva-se!

Torne-se uma autoridade pública participante

As autoridades públicas poderão participar na fase de implantação do projecto, custeando as suas despesas. A participação envolve a implementação do processo de envolvimento precoce do mercado, impulsionando a adopção das inovações desenvolvidas através do projecto e, finalmente, incorporar as suas recomendações em, pelo menos, um concurso.

Os Benefícios da participação são:

  • A oportunidade de adquirir novas tecnologias que proporcionam melhorias de desempenho em relação às tecnologias existentes,
  • Acesso à assistência e aconselhamento para aumentar a eficiência nas práticas de compras actuais.

Torne-se um fornecedor participante

Os fornecedores de produtos ambientalmente inovadores para o sector público podem ainda manifestar o seu interesse em participar na fase de pré-concurso do projecto. As empresas são convidadas a responder ao aviso do SMART SPP. O PIN (aviso) serve para informar as empresas sobre as necessidades de aquisição dos cinco compradores públicos envolvidos no projecto. Um PIN é um comunicado divulgado a partir de uma autoridade pública que será proposta por um determinado produto ou serviço numa determinada data.

As tecnologias em foco incluem:
  • soluções LED para os semáforos, para iluminação pública e para iluminação de escritórios, incluindo soluções de reconversão
  • soluções de veículos eléctricos incluindo automóveis de passageiros e veículos de trabalho para as autoridades públicas, bem como soluções completas, incluindo soluções "plug-in" e estações de recarga
  • soluções de aquecimento, de refrigeração e outras soluções
  • equipamentos baseados nas TIC

Mantenha-se informado sobre o SMART SPP

As autoridades públicas interessadas e os fornecedores de tecnologias inovadoras, são convidados a envolver-se no SMART SPP. Para saber mais sobre como se tornar um fornecedor ou uma autoridade pública participante ou ainda para ficar informado sobre este projecto, entre em contacto com o coordenador do projecto SMART SPP, Philipp Tepper pelo endereço philipp.tepper@iclei.org

Informe outras pessoas interessadas para subscrever este boletim e para receber actualizações regulares (semestrais) sobre o projecto. Para se inscrever visite: www.smart-spp.eu


3. SMART SPP na sua região

Barcelona
Pontos de carregamento para veículos eléctricos e máquinas de venda automática

As acções públicas de aquisição em Barcelona no âmbito do projecto SMART SPP vão no sentido de estimular, por um lado a oferta de veículos eléctricos através da instalação de pontos de carregamento e, por outro incentivar a eficiência energética nas máquinas de venda automática.

Relativamente aos pontos de carregamento para veículos eléctricos a Cidade de Barcelona publicou um concurso no início deste ano para a instalação e manutenção de 20 pontos de carregamento. Os critérios ambientais incluídos nos documentos do concurso foram concebidos após uma sessão de informação onde as empresas interessadas foram convidadas a participar.

Como este concurso especial fazia parte de um programa de financiamento administrado pelo governo nacional espanhol, os critérios de concessão foram definidos pelos requisitos do programa, reduzindo-se a flexibilidade no processo de aquisição. Como resultado, a maioria dos critérios ambientais desenvolvidos tiveram que ser incluídos como especificações técnicas. O resultado final, porém, foi que a empresa a quem foi adjudicado o contrato não poderia cumprir com todas as características prescritas. Os detalhes finais do contrato estão actualmente em fase de negociação e a instalação dos 20 pontos de carregamento começará em breve.

Relativamente às máquinas de venda automática, após várias entrevistas com empresas e discussões internas, a Câmara Municipal está agora a finalizar uma lista de possíveis critérios ambientais e de saúde relacionados com os fornecedores interessados. A ideia é informar as empresas de máquinas de venda automática (fabricantes e prestadores de serviços) do recentemente aprovado método de classificação de eficiência energética para máquinas automáticas de venda do European Vending Association, bem como outras possíveis melhorias para o serviço. Barcelona tem como objectivo lançar o concurso até o final deste ano.

Para mais informações, entre em contacto com Mar Campanero da Câmara Municipal de Barcelona ou Helena Estevan do Barcelona Ecoinstitut.



Dinamarca
Diálogo com o Mercado de LED's para obter produtos mais inovadores

O Município de Kolding decidiu focar as suas actividades na substituição de lâmpadas de escritório (E27 e E14) por LED's e lâmpadas de baixa tensão. Para tornar a compra mais atraente para os fornecedores, Kolding sondou o interesse de outras cidades dinamarquesas na compra em conjunto deste equipamento de iluminação.

A compra conjunta despertou o interesse de várias cidades, na sequência de uma sessão de informação organizada no início de Março. A rede de compra dinamarquesa o '12-City Group' aceitou a oferta para participar do processo de compra.

Na sequência do acordo sobre os volumes de compra, as decisões sobre as características do produto (para serem incluídas como especificações técnicas) foram tomadas e os potenciais fornecedores de lâmpadas LED tiveram a oportunidade de se informar sobre as actividades numa sessão de esclarecimento. Além disso, a sessão serviu para recolher informações junto dos fornecedores sobre as características do produto que melhor encorajam uma resposta inovadora do mercado. O Centro de Iluminação dinamarquês, parceiro técnico de Kolding, também foi envolvido na sessão, e as duas entidades vão continuar o processo de diálogo com o mercado com o objectivo de tomar uma decisão final até meados de Outubro, estando previsto o concurso  ser publicado em meados de Dezembro.

Para mais informações, entre em contacto com Bente Møller Jessen do Município de Kolding.


Áustria
Mudar para o pensamento ciclo de vida

Nos últimos meses na Áustria foi feita a tradução e divulgação do guia do utilizador e da ferramenta LCC-CO2 para alemão. O reforço da cooperação com a cidade de Viena e a iniciativa Wienwin (um grupo de empresas com sede em Viena que oferecem produtos e serviços inovadores) irá reforçar as acções de divulgação na Áustria.

Tornar as ferramentas do projecto SMART SPP acessíveis às autoridades públicas austríacas contribuirá para facilitar um processo de mudança e de cultura na forma como as decisões de compra são tomadas. A recente aprovação do Plano Nacional de Acção sobre Compras Públicas Sustentáveis na Áustria pode dar um impulso na integração do conceito de ciclo de vida nas decisões de compra em maior escala.

À semelhança do que acontece noutros países, as decisões de compra baseadas nos custos de ciclo de vida não é prática comum na Áustria. As decisões são na sua maioria (ou exclusivamente) tomadas com base no preço de compra, ou, como é o caso dos departamentos governamentais e agências nacionais, as decisões são baseadas em questões que são de natureza completamente operacional e não financeira.

Para mais informações, contactar com Robert Hörmann


Reino Unido
Envolver os fornecedores de iluminação e de veículos sustentáveis

Em Outubro vai realizar-se um seminário em Londres para os fornecedores de dispositivos de iluminação de baixa consumo e veículos sustentáveis. O seminário reunirá os compradores e os potenciais fornecedores o que irá contribuir para melhorar o processo de compra. O local escolhido para o seminário foi o 15 Hatfields, conhecido pelas suas credenciais verdes.

O seminário irá apresentar os progressos conseguidos até à data pelos parceiros do Reino Unido: ESPO e o bairro londrino de Bromley. Será ainda abordado o processo de participação no SMART SPP e seis etapas da ferramenta LCC-CO2.

Outras cidades interessadas nas actividades também serão convidados a participar, como a rede Procura+.

Para mais informações, contacte Peter Joyce


Portugal
Envolvimento do mercado: reuniões com fornecedores de LED´s em Cascais

No inicio deste Verão teve início o processo de participação do mercado em Cascais para se preparar o próximo concurso para a aquisição de energia altamente eficiente destinado à iluminação exterior, através da compra de diodos emissores de luz (LED's).

Onze fornecedores de LED's foram convidados a participar em reuniões informais com o Município de Cascais para discutir os produtos que têm disponíveis. Estas reuniões individuais foram realizadas entre Julho e Setembro no Concelho de Cascais. Antes dessas reuniões, aos fornecedores foi enviado um questionário a fim de validar as características técnicas que estavam a ser consideradas na compra.

As empresas que participaram nas reuniões revelaram novas percepções das normas existentes e de oportunidades para a inovação.

Os dados recolhidos são essenciais para a compreensão e melhoria dos critérios de adjudicação LED que serão utilizados por Cascais para a compra pública sustentável a realizar no âmbito do projecto.

Para mais informações, contactar com Paula Trindade do INETI.


4. Próximos trabalhos sobre SMART SPP

Partilha de experiências das compras SMART SPP através de casos de boas práticas

Á  medida que nos aproximamos do final do projecto SMART SPP os parceiros vão começar a focar as suas acções na partilha e divulgação das experiências.

Uma série de estudos de caso serão preparados para partilhar as experiências dos parceiros do SMART SPP com um público mais vasto, exemplificando como colocar em prática actividades de inovação focadas nas compras públicas.

Os estudos de caso serão publicados em meados de 2011. A fase de implementação do SMART SPP está programada para terminar em Junho de 2011.


5. Alguns Eventos

Para se manter actualizado e de modo a que possa participar e contribuir para os vários temas relacionados com o projecto SMART SPP, visite o nosso calendário de eventos on-line

Destaques de alguns eventos programados:

9º Fórum Europeu de Eco-inovação
29-30 Novembro de 2010, Bruxelas, Bélgica

O acesso ao financiamento é essencial para o arranque e crescimento das empresas de uma forma geral e, em particular, para que a eco-inovação na Europa seja desenvolvida e aplicada com sucesso.

Este 9º Fórum tem por objectivos:

  • Analisar as tendências actuais
  • Identificar e discutir os desafios enfrentados pelos agentes financeiros e pelas  pequenas e médias empresas (PME's)
  • Partilhar boas práticas e propôr recomendações para serem integradas em programas de apoio financeiro ao nível da UE, na perspectiva financeira europeia após 2013.

Website: ec.europa.eu/environment/ecoinnovation2010/2nd_forum/
Contacto: etapforum.eu@pracsis.be
 


Buy & Care Fair
30 Novembro - 3 December 2010, Lyon, França

A exposição Buy & Care Fair vai atrair mais de 130 expositores e mais de 8000 compradores públicos e privados que procuram produtos e serviços inovadores. Serão abordados temas como quais os requisitos de um rótulo ecológico oficial ou equivalente ou quais os reais benefícios ecológicos e sociais do consumo ético.

Website: www.buy-and-care.com
Contacto: aude.igounet@reedexpo.fr


Curso de formação sobre compras públicas sustentáveis (abordagem Marrakech Task force)
Dezembro 2010, Torino, Itália

O curso será composto por dois módulos: o ensino à distância e presencial. O módulo de ensino à distância será realizada on-line e vai durar três semanas. O módulo presencial constará de uma semana de formação no campus da ITC-OIT, em Turim, Itália.

Website: www.unep.fr/scp/procurement
Contacto: farid.yaker@unep.org



Supported by:
Intelligent Energy Europe
An initiative of:
Procura Plus campaign

Intelligent Energy Europe Municipality of Kolding  LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia Global to Local  Ecoinstitut Barcelona ICLEI European Secretariat Barcelona City Council  London Borough of Bromley  Cascais Energy Agency  Eastern Shires Purchasing Organisation German Federal Association of Eco-Counselling  Öko-Institut e.V.

© 2011 ICLEI Europe