Nesta edição

1. Notícias do SMART SPP

-   A República Checa e a Hungria ultrapassam os desafios das compras sustentáveis

- Revisão do Manual do SMART SPP

2. Envolva-se!

3. O SMART SPP na sua região

-   Actualização sobre as actividades desenvolvidas em Barcelona

-   Dinamarca: a cidade de Kolding opta por soluções de iluminação amigas do clima

-   Actualização sobre as actividades desenvolvidas no Reino Unido

-   Actualização sobre os desenvolvimentos realizados em Portugal

4. Outras notícias

5. Eventos



1. Notícias do SMART SPP

A República Checa e a Hungria superam os desafios das compras sustentáveis

Nos últimos meses, tanto na República Checa com na Hungria realizaram-se eventos de divulgação no âmbito do SMART SPP. Estes eventos com a duração de um dia e tiveram por objectivo a sensibilização dos representantes do sector público envolvidos nas compras públicas e sustentabilidade.

As actividades foram conduzidas pela German Federal Association of Eco-counselling (bfub) que foi parceira das organizações membro Hungarian Network of Eco-counselling Offices e Czech Eco-Counselling Network (STEP), o que permitiu que estivessem presentes as pessoas certas e assim contribuir para que se efectivasse a transmissão de conhecimentos.

O evento foi bem orientado pelos representantes do sector público da República Checa, principalmente dada a recente publicação pelo governo do Livro Verde do Plano de Acção Nacional em Compras Públicas Ecológicas. O Plano de Acção entrou em vigor a 1 de Novembro de 2010 e torna obrigatória a inclusão de considerações ambientais nas decisões de compra dos ministérios.

 

A abordagem em seis passos para as compras orientadas para a inovação foi bem recebida pelos participantes em ambos os eventos - em Praga (30 de Novembro), e em Budapeste (09 de Dezembro) - mesmo que ambicioso. A ferramenta usada para calcular o custo do ciclo de vida (LCC) e avaliar as emissões de CO2 dos produtos, destinadas a apoiar a aplicação da abordagem de seis etapas, foi considerada útil. Está previsto que em Junho já esteja disponível uma versão húngara da ferramenta e do guia do utilizador que estão a ser desenvolvidos em cooperação com o Hungarian Public Procurement Institute. A estratégia de compras públicas ecológicas está no topo da agenda dos dois países, havendo interesse em expandir os conhecimentos na utilização de novas abordagens para conseguir resultados mais inovadores.

Para mais informações, por favor contactar  Inse Ewen do bfub. 



Revisão do Manual do SMART SPP

A versão final do manual do SMART SPP deverá ser publicado em Maio deste ano. Estará disponível em inglês, espanhol, português e dinamarquês. O pacote a ser publicado incluirá:

  • Um guia sobre como obter soluções inovadoras
  • Uma ferramenta LCC-CO2 para o cálculo dos custos de ciclo de vida e emissões de CO2 nas compras (também com publicação em alemão)

As versões provisórias actualmente disponíveis on-line estão a ser revistas em consonância com as informações obtidas decorrentes das actividades-piloto desenvolvidas que estão a decorrer no âmbito do projecto em quatro países. O guia contém uma série de exemplos práticos dessas actividades. A ferramenta LCC-CO2 também foi adaptada para melhorar a facilidade de utilização.

Este pacote de informação estará disponível no site do SMART SPP. Para obter mais informações, por favor contacte philipp.tepper@iclei.org


2. Envolva-se!

Conferência SMART sobre compras, em 29 de Junho

O Basque Country EU-Office (em Bruxelas) é o anfitrião do evento marcado para 29 de Junho em Bruxelas. Espera-se com este evento ir de encontro às necessidades e expectativas daqueles que trabalham em compras e sustentabilidade no sector público na UE.

As informações mais recentes e as perspectivas das políticas europeias (Comissão Europeia e Parlamento Europeu) sobre como as compras públicas podem ser usadas estrategicamente para impulsionar a inovação e a sustentabilidade, nomeadamente a eficiência energética, será um dos principais temas debatidos. Realizar-se-ão sessões paralelas para fornecer informação aos interessados sobre como efectuar compras com base nos custos de ciclo de vida e emissões de CO2 dos produtos.

As inscrições e a versão provisória do programa estarão disponíveis em Março em www.smart-spp.eu/conference. Para questões, por favor contacte Amalia Ochoa do ICLEI.

Participe num seminário perto de si!

Para além da conferência a realizar em Bruxelas, está prevista a realização de uma série de eventos regionais organizados pelos parceiros SMART SPP, até ao final de Agosto. Os eventos permitirão promover o guia desenvolvido no âmbito do projecto e divulgar as experiências práticas dos parceiros do projecto em cada uma das cidades parceiras.
Os principais grupos-alvo serão os representantes do sector público envolvidos nas compras e as empresas interessadas em fornecer para o sector público.

As datas e os locais em Barcelona (Espanha), Cascais (Portugal), Kolding (Dinamarca) e Londres (Inglaterra) serão publicadas em www.smart-spp.eu/seminars. Os eventos deverão decorrer entre Maio e Julho. Para questões por favor contacte Amalia Ochoa do ICLEI.

Mantenha-se informado sobre o SMART SPP

Para se manter actualizado sobre a evolução do projecto e as notícias relacionadas com a promoção da inovação em eficiência energética através das compras sustentáveis, registe-se para receber este boletim informativo do SMART SPP. Visite a homepage  para se inscrever.


3. SMART SPP na sua região

Barcelona
Pontos de carregamento de veículos eléctricos

A principal actividade do município de Barcelona neste projecto está relacionada com a abertura de um concurso para a compra de pontos de carregamento para veículos eléctricos. No entanto esta actividade está a ultrapassar largamente os objectivos do projecto e foi desenvolvida uma iniciativa publico-privada que promove projectos piloto (conceito “living lab”) e no sector privado (hotéis, parques de estacionamento, etc.)

No âmbito do desenvolvimento da ferramenta LCC-CO2, está a ser realizada uma análise dos custos de ciclo de vida e das emissões de CO2 associadas a compras já realizadas. Embora as informações recolhidas não venham a afectar o contrato com o fornecedor, irão servir para monitorizar e recolher informações úteis para acções futuras. No entanto, os aspectos práticos relacionados com a recolha de informação necessária para fazer os cálculos estão a revelar-se difíceis.

Máquinas de venda automática sustentáveis

Para além da compra de pontos de carga de veículos eléctricos, o projecto SMART SPP em Barcelona está também a trabalhar num novo conceito que está relacionado com a sustentabilidade para os serviços municipais de venda automática (máquinas de venda automática). Esta acção faz parte das actividades de implementação desenvolvidas no âmbito do projecto.

O municipio de Barcelona organizou um seminário a 22 de Outubro para informar potenciais fornecedores dos seus planos, nomeadamente as suas actividades de compras e as novas prioridades em termos de sustentabilidade.

Foram distribuídos questionários pelos participantes com o objectivo de obter informação sobre a disponibilidade de novas tecnologias que incluam características ecológicas e de responsabilidade social, como por exemplo limitar o consumo de energia (por meio de LED´s, melhorias na refrigeração, por exemplo) e oferecer produtos de comércio justo.

Estas informações estão a ser trabalhadas de modo a elaborar os requisitos de sustentabilidade que serão incluídos no concurso. Serão ainda realizados cálculos de LCC e emissões de CO2 associadas.

Mais detalhes sobre as actividades do município de Barcelona podem ser consultadas aqui. Como alternativa contactar Helena Estevan do Ecoinstitut Barcelona.


Dinamarca
Kolding adopta soluções de iluminação amiga do clima


A compra de iluminação amiga do clima foi conduzida através de um concurso a nível da UE no início de Fevereiro (data limite 28 de Fevereiro de 2011).

Liderado pelo Departamento do Meio Ambiente, o concurso prevê o fornecimento de lâmpadas altamente eficientes (como diodos emissores de luz ou LEDs) para um conjunto de 12 cidades compradoras. (Esbjerg, Fredericia, Herning, Holstebro, Ikast-Brande, Kolding, Middelfart, Odense, Randers, Silkeborg, Svendborg, Sønderborg, Vejle e Århus).

Foram incluídas várias especificações técnicas associadas a características ambientais, tais como requisitos para a eficiência da iluminação e tempo de vida do produto. Preço de compra e outros custos operacionais serão considerados quando se tratar da adjudicação do contrato a um ou vários fornecedores. A consulta sobre as questões de sustentabilidade para incluir nos documentos do concurso foi feita durante a fase de consulta ao mercado, antes da adjudicação.
Mais informações sobre este assunto podem ser encontradas aqui.

Alternativamente, por favor contactar Bente Møller Jessen do Municipio de Kolding.


Reino Unido
A Eastern Shires Purchasing Organisation compra iluminação LED

A Eastern Shires Purchasing Organisation (ESPO) está a trabalhar para fechar um concurso de iluminação LED para parques de estacionamento controlado pelo Cambridge City Council. O acordo-quadro permitirá à ESPO escolher, no futuro, entre uma gama de fornecedores de tecnologias energeticamente eficientes. Vai ainda permitir que as autoridades locais façam uma poupança significativa nos custos de energia e manutenção.

A ESPO entrará em diálogo com os potenciais fornecedores antes do concurso público com vista a facilitar o processo de compra e os resultados finais a obter.

A ferramenta de cálculo LCC CO2 desenvolvida no âmbito do SMART SPP também será usada em conjunto com um processo convencional de avaliação das propostas para testar a sua adequação para compras futuras. Prevê-se que até à Primavera de 2011 o processo esteja concluído.

Iluminação de interior eficiente nos escritórios de Bromley

Tal como na ESPO, a abordagem efectuada no bairro londrino de Bromley também está relacionada com o envolvimento precoce do mercado. Esta abordagem foi utilizada para apoiar um estudo de iluminação realizado no escritório do centro cívico de Bromley. Dado o sucesso alcançado o procedimento foi alargado a opções de reconversão a iluminação LED, de sistemas de iluminação já existentes.

Pode encontrar mais detalhes sobre a implementação das actividades no Reino Unido aqui . Alternativamente, por favor, contacte Peter Joyce do Global to Local.


Portugal
Compra de iluminação pública eficiente em Cascais


As informações recolhidas pela Câmara Municipal de Cascais junto das empresas que participaram no processo de consulta de mercado, que se realizou até Setembro do ano passado, estão agora a ser utilizadas para afinar os requisitos de sustentabilidade a serem incluídos no caderno de encargos. A lista dos requisitos de sustentabilidade, que incluem a eliminação de substâncias tóxicas, eco-design e custos de ciclo de vida, são apresentados num estudo de caso recente, publicado pela Comissão Europeia.

A publicação do convite à apresentação de propostas está prevista que venha a ocorrer nas próximas semanas.

Planos para a compra de mini-autocarro electrico em Torres Vedras temporariamente suspensos

Os planos para a compra de autocarro energeticamente eficiente para o transporte de passageiros no centro histórico anunciado num boletim informativo anterior foram temporariamente suspensos pelo município de Torres Vedras.

As propostas apresentadas na sequência da publicação do anúncio do concurso não cumprem os requisitos técnicos estabelecidos pelo município. No entanto, este incumprimento não estava relacionado com os requisitos ambientais incluídos. Brevemente será publicado um novo concurso pela Câmara Municipal de Torres Vedras.

Pode encontrar mais detalhes sobre a implementação das actividade aqui. Alternativamente, por favor, contacte Paula Trindade do LNEG.

4. Outras notícias

Junte-se à rede para troca de informação sobre inovação e compras associadas à construção sustentável

A rede SCI-Network pretende promover a construção sustentável e a inovação através de concursos públicos. Esta rede pretende reunir autoridades públicas de toda a Europa e, em conjunto, identificar novas soluções inovadoras na construção e analisar como a inovação pode ser estimulada no âmbito de compras relacionadas com a construção.

A participação na rede é gratuita e, actualmente, existem 40 entidades públicas participantes, onde se incluem as cidades de Londres, Turim, Copenhaga e Helsínquia. Entretanto já foram criados 5 grupos de trabalho que abordam temas relevantes para os projectos de construção dos participantes:

 1. A inovação na renovação sustentável – aplicação de sistemas de avaliação ambiental
2. Novas soluções técnicas
3. A inovação nas compras – Métodos e procedimentos
4. Ciclo de vida completo (ou custos de ciclo de vida - LCC)
5. Compras e financiamento

Visite a SCI-Network e explore as suas oportunidades para troca de informação sobre construção sustentável. Alternativamente, para mais informações, por favor contacte Franziska Singer do ICLEI.


5. Eventos

Para se manter actualizado, e de modo a puder contribuir para os vários temas relacionados com o projecto SMART SPP, visite o calendário de eventos em Events Calendar

Destaque de alguns eventos programados:

18th BUVKO Environmental and Transport Congress
18-20 Março 2011, Trier, Alemanha

Contacto: info@buvko.de




Veicoli Elettrici Show Italy
24-26 Março 2011, Parma, Itália

Contacto: veicolielettrici@senaf.it



Supported by:
Intelligent Energy Europe
An initiative of:
Procura Plus campaign

Intelligent Energy Europe Municipality of Kolding  LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia Global to Local  Ecoinstitut Barcelona ICLEI European Secretariat Barcelona City Council  London Borough of Bromley  Cascais Energy Agency  Eastern Shires Purchasing Organisation German Federal Association of Eco-Counselling  Öko-Institut e.V.

© 2011 ICLEI Europe